Pesquisa de Maturidade da Gestão Contábil – Balanço Anual de 2011 (SISTN)


Na prestação de contas do Balanço Anual de 2011 do SISTN (Sistema de Coleta de Dados Contábeis), da Caixa Econômica Federal, os entes deverão responder um questionário sobre o estágio que se encontram em relação a prática de gestão contábil do órgão já voltadas à implantação da Nova Contabilidade Pública.

Esta primeira etapa servirá para elaboração de diagnóstico nacional em face a gestão técnico-contábil na Federação, abrangendo as seguintes áreas separadas em:
Parte 1 - Gestão de Pessoas
Parte 2 - Gestão de Processos Organizacionais da Área de Contabilidade
Parte 3 - Gestão Técnico-Contábil
Parte 4 - Gestão de Sistemas de Informação
Parte 5 - Gestão da Governança do Ente

Com a identificação dos resultados deste questionário será elaborado um plano de ação estratégico visando o desenvolvimento da Contabilidade Aplicada ao Setor Público, com políticas mais adequadas para a convergência às normas internacionais e a padronização de procedimentos contábeis.

Este questionário servirá como base de dados para elaboração das notas explicativas do Balanço do Setor Público Nacional – BSPN, referente ao exercício de 2011, que integram a consolidação nacional das contas públicas prevista no art. 51 da Lei Complementar nº101, de 4 de maio de 2000.

Nesse contexto é importante que todos os órgãos públicos analisem e respondam da forma mais sincera, pois a divulgação será apenas de dados consolidados e normalizados, sem identificação dos municípios, buscando ações com maturidade na implantação da Nova Contabilidade Pública com o propósito de agregar novos conceitos e avaliar os processos.

Nenhum comentário: